Coronavírus: medida provisória define regras para retorno de brasileiros da China

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Victor Ribeiro

O presidente Jair Bolsonaro pode assinar nesta segunda-feira (03) a medida provisória em que reconhece situação de emergência internacional em saúde, devido à epidemia de coronavírus e define as regras para brasileiros que estão na China voltarem, em segurança, ao país.

 

Dos 10 mil brasileiros que vivem no país asiático, 40 moradores da cidade de Wuhan manifestaram vontade de voltar. A cidade chinesa segue interditada até o fim desta semana e está construindo dois novos hospitais. Um deles foi inaugurado nesta segunda-feira e já está recebendo os primeiros pacientes.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, coordena um grupo de ministros que se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira para tratar da repatriação dos brasileiros. Mandetta destacou que o trabalho precisa ser bem planejado.

 

Mandetta explicou que a medida provisória será encaminhada nesta segunda ao Congresso Nacional. O presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre, já informou que colocará o texto rapidamente em votação.

 

Quem quiser voltar ao Brasil, deverá cumprir uma quarentena, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. É um procedimento internacional.

 

O ministro da Saúde disse que essas pessoas estarão sob os cuidados do Estado. Mandetta não falou em prazos, mas afirmou que as próximas 24 horas serão fundamentais para o retorno dos brasileiros.

 

O ministro voltou a reforçar a importância de os brasileiros tomarem vacinas. Luiz Henrique Mandetta disse que, no caso de o vírus chegar ao país, será mais fácil fazer o diagnóstico em quem estiver protegido contra outras doenças. E lembrou que mês que vem começa a campanha de vacinação contra gripe.

 

A orientação do governo é trazer quem quiser e quem tiver condições de fazer a viagem. Ainda falta definir em qual cidade brasileira será a quarentena que essas pessoas terão de cumprir.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.