Cooperativas recicladoras de Mato Grosso recolhem 620 toneladas por mês, mas enfrentam desafios estruturais

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Sebrae MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

As cooperativas de materiais recicláveis em Mato Grosso são responsáveis pela reciclagem média de 620 toneladas de resíduos por mês, segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso.

Porém, o número varia de acordo com a estrutura e capacidade de cada organização, metade delas coleta cerca de 79 toneladas mensais.

O levantamento identificou que, embora mais de 60% das cooperativas tenham galpões e veículos próprios, apenas metade possui esteira, prensa e balança, equipamentos considerados essenciais para melhorar o fluxo de trabalho e a qualidade do serviço.

A analista técnica do Sebrae Mato Grosso, Jaqueline Trentino, explica que essas ferramentas impactam diretamente na produtividade e organização do espaço.

Entre os principais materiais reciclados estão papel, com 63%, alumínio, 62%, e plástico, que representa 61%.

Apesar disso, 48% das cooperativas citam a falta de apoio do poder público como o maior obstáculo para manter o negócio.

Para enfrentar esse cenário, o Sebrae lançou o programa “Pró-Catadores”, com foco na capacitação e profissionalização do setor.

A iniciativa já atende cooperativas de 10 municípios, abrangendo os três biomas de Mato Grosso, ou seja, Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Segundo o Sebrae, o objetivo é ampliar a atuação dessas organizações, promovendo sustentabilidade, geração de renda e impacto ambiental positivo.