| Contaminação de índios xavante pelo coronavírus preocupa prefeitos da região do Araguaia.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
De acordo com informações divulgadas pelo Distrito Sanitário Xavante, que é responsável pelo atendimento à etnia, até o último fim de semana, tinham sido registrados 102 casos confirmados de infectados pelo Covid-19 entre os indígenas em Mato Grosso.
Além disso foram notificadas nove mortes de Xavantes por causa da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o boletim do Distrito, outros 26 indígenas estão internados e 17 foram curados. O documento também mostrou que a etnia possui 61 casos suspeitos e 74 foram descartados.
Os dados só começaram a ser publicados depois de uma cobrança do Ministério Público Federal e também das prefeituras, que viram a necessidade de manter a comunidade informada e reforçar a conscientização das medidas de higiene para evitar a propagação do vírus.
A etnia Xavante vive principalmente na região do Araguaia com aldeias nos municípios de Água Boa, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Barra do Garças, Alto Boa Vista, São Félix, Santo Antônio do Leste, Campinápolis, Novo São Joaquim, Poxoréu e Paranatinga, entre outras.
Na semana passada, os prefeitos da região se reuniram com deputados da bancada federal de Mato Grosso em uma videoconferência e pediram ajuda para a construção de um hospital de campanha para atender o povo Xavante.
A etnia xavante é a quarta mais populosa do país. São cerca de 23 mil pessoas que vivem na região leste de Mato Grosso.