Consumo exagerado de cigarros eletrônicos pode provocar aumento de casos de câncer de pulmão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ministério da Saúde

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A invasão dos cigarros eletrônicos vem reacendendo a discussão em como enfrentar o tabagismo, principalmente entre os mais jovens.

Disfarçados por uma infinidade de sabores e aromas, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar também podem fazer muito mal.

Dados do Inca, Instituto Nacional de Câncer, apontam que possuem substâncias tóxicas além da nicotina.

Como os cigarros eletrônicos também podem causar doenças respiratórias, como enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e até câncer, eles precisam ser lembrados em campanhas como o Agosto Branco que busca  conscientizar sobre o câncer de pulmão. 

Esta é a opinião do médico Marcelo Borges, que afirma que uma das consequências mais comuns é a pneumonite química.

“As estatísticas mostram que os usuários dessa nova tecnologia de tabagismo começam com jovens de 18 a 20 anos ou até menos, a gente fica assustado”, explica o cirurgião que atende na clínica Oncolog, em Cuiabá.

Segundo Borges, o câncer de pulmão é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens e o quinto mais comum entre mulheres em todo o mundo.

Enquanto o consumo do cigarro comum caiu pela metade nos últimos 30 anos, o mercado dos cigarros eletrônicos vem crescendo ano a ano.

O especialista frisa que as indústrias colocam sabores agradáveis como de frutas, para atrair o público mais jovem, que tem um paladar mais facilmente aguçado para esse tipo de sabor.

“O cigarro contém um líquido que, ao ser aquecido, gera o vapor que é aspirado e exalado pelo usuário. Basicamente, é uma forma de reinvenção da indústria do tabagismo”, destacou Marcelo Borges.

O médico disse ainda que metade das pessoas que fumam vão morrer em decorrência do vício.

“Metade das pessoas que fumam vão morrer por causa de alguma consequência relacionada ao tabagismo. Isso, se comparado a uma roleta russa, seria uma roleta russa com três balas, é uma estatística extremamente assustadora”, alerta o especialista. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.