| Consumidores e fornecedores já podem negociar acordos por um aplicativo de celular.mp3 |
Jurandir Antônio - Voz: Vinícius Antônio
A plataforma de registro de reclamações online consumidor.gov ganhou uma nova versão mobile para possibilitar o acesso nos celulares.
Os consumidores podem baixar gratuitamente o aplicativo nas lojas virtuais de seus aparelhos e acessar o mesmo conteúdo já disponível na plataforma online.
Uma das motivações da atualização do aplicativo é devido ao aumento de demandas dos consumidores e a necessidade de isolamento social para evitar a propagação do Coronavírus.
A plataforma é uma ferramenta pública que permite a interlocução direta entre consumidores e fornecedores para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.
O consumidor.gov.br possibilita um contato direto entre as partes e dispensa a instauração de processo administrativo ou judicial nos órgãos de proteção e defesa dos direitos do consumidor.
Atualmente, segundo a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias.
Caso a reclamação não seja resolvida na plataforma, o consumidor pode e deve recorrer diretamente aos Procons.
Em Mato Grosso, o Procon registrou, em abril deste ano, duas mil 166 reclamações na plataforma de atendimento online www.consumidor.gov.br.