| Conselheiro Antônio Joaquim diz que 23 mil alunos desistiram de estudar em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Nesta quarta-feira, representantes do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, e demais instituições envolvidas com as ações da Busca Ativa Escolar realizaram a primeira reunião de trabalho após o lançamento da Nota Técnica que norteia a utilização da plataforma no estado.
Desde julho, quando o documento foi oficializado, 106, dos 141 municípios mato-grossenses já aderiram à ferramenta, desenvolvida pelo Unicef, Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância, para combater a evasão e o abandono escolar, especialmente durante o período de pandemia de Covid-19.
Segundo o supervisor da estratégia, conselheiro e ouvidor-geral do TCE, Antônio Joaquim, a união de forças tem por objetivo, neste momento, sensibilizar os prefeitos para que somem esforços e passem a utilizar a plataforma. O próximo passo é a capacitação e implantação efetiva do projeto.
O conselheiro explica que a Nota acelerou o processo de adesão. Além de orientar a gestão, ela estabelece que, se não houver cumprimento, os responsáveis poderão ser punidos, uma vez que não podem ficar omissos diante de uma questão tão grave.
Antônio Joaquim destacou ainda que, mesmo antes da pandemia, a evasão já era uma questão séria, seja por falta de transporte ou pelas más condições das escolas.
Ele reforça que o programa implica indiretamente na melhora da qualidade das escolas.
“Nosso objetivo é trazer a criança da escuridão para a luz da sala de aula," reforçou o conselheiro.
Só em Mato Grosso o número de alunos que desistiram de estudar chega a marca de 23 mil. No Brasil, são mais de cinco milhões.
De acordo com o presidente da AMM, Neurilan Fraga, o foco da reunião foi a articulação com as equipes das prefeituras.
Para Fraga, o êxito só será alcançado se houver trabalho articulado e integrado.
Ele afirma que nas próximas semanas, será buscada a adesão dos 141 municípios e depois vai ser iniciada a etapa de capacitação dos profissionais envolvidos no programa.