| 04 Congresso Mundial da Carne reúne 20 países em Cuiabá para debater desafios do setor.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria IMAC
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
O Congresso Mundial da Carne que começou nesta terça-feira, em Cuiabá, reúne autoridades e representantes de cerca de 20 países para discutir os rumos de um setor estratégico para a economia nacional e mundial.
O Brasil ocupa posição de destaque na produção global de proteína animal.
Em 2025, espera-se que o país produza cerca de mais de 15 milhões de toneladas de carne de frango, quase seis milhões de toneladas de carne suína e exporte quase três milhões de toneladas de carne bovina, com receita anual superior a 65 bilhões de reais.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e responde por aproximadamente 38% do comércio internacional de aves.
No segmento de ovos, o país deve ultrapassar 62 bilhões de unidades, posicionando-se entre os dez maiores consumidores globais.
Comparativamente, o setor acompanha países líderes como China, Estados Unidos e União Europeia, competindo em volume e inovação.
Esta é a primeira vez que o Brasil recebe o principal fórum internacional de proteína animal, organizado pela International Meat Secretariat, com apoio do Imac, Instituto Mato-grossense da Carne.
O evento tem entre os principais temas em debate a sustentabilidade, a sanidade, a rastreabilidade, a geopolítica alimentar e as exigências ambientais: questões que ganham força diante de embargos, tarifas internacionais e novas demandas do consumidor global.
O presidente do Imac, Caio Penido, lembrou que o congresso é uma oportunidade histórica para o Brasil mostrar ao mundo o compromisso com a produção responsável e o protagonismo de Mato Grosso na pecuária sustentável.
O Congresso Mundial da Carne segue até quinta-feira, 30 de outubro.