Congresso derruba veto de Bolsonaro à distribuição de absorventes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

 

Por Daniel Ito* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Esse veto foi o que barrou a distribuição gratuita de absorventes a estudantes da educação básica e mulheres em situação de vulnerabilidade.

O governo argumentou, na época, que isso interfere na autonomia das redes estaduais e municipais de educação, além de que não havia fonte de receita para custear a distribuição de absorventes.

No último dia 8 de março, em comemoração ao dia da Mulher, o presidente Bolsonaro assinou decreto criando o programa para distribuição gratuita de absorventes.

No entanto, a senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, argumentou que a lei vetada tem mais consistência que o decreto publicado dias atrás.

Outro veto presidencial derrubado pelos deputados e senadores nesta quinta-feira é o do programa de renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas. O programa vetado parcela dívidas de empresas participantes do Simples Nacional.

Na época, o governo alegou que a medida cria uma renúncia de receitas para União, o que violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orçamentária.

Com a derrubada do veto, a renegociação poderá ser feita por meio do Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional.

*Com reportagem de Lucas Pordeus Leon.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.