Confirmado terceiro caso de brasileiro contaminado pela Ômicron

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

Por Dayana Vitor - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O terceiro caso de brasileiro contaminado pela variante Ômicron da Covid 19 foi confirmado nesta quarta-feira, pelo Instituto Adolfo Lutz. É um homem de 29 anos que veio da Etiópia e desembarcou em Guarulhos, São Paulo, no final de semana, quando testou positivo para a doença.

Ele é vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer, está sem sintomas, em isolamento domiciliar e sendo acompanhado pela vigilância sanitária local. 

Outra pessoa que estava no mesmo voo vindo da Etiópia e encontra-se no Distrito Federal também testou positivo para covid 19; mas, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o resultado do sequenciamento genético para identificar a variante da Covid ainda não saiu.

Ele também está assintomático e em isolamento em sua casa.

Em Minas Gerais, uma paciente de 33 anos que veio do Congo e testou positivo para a Covid está internada em Belo Horizonte. O resultado do exame para identificar a linhagem do vírus da Covid 19 deve sair até a próxima sexta-feira.
Os dois primeiros casos confirmados - um homem de 41 anos e uma mulher de 37, que vivem na África do Sul e estão no Brasil visitando parentes - foram confirmados nessa terça-feira. O casal também não apresenta sintomas e está isolado na casa de parentes em São Paulo.

De acordo com o infectologista Hélio Bacha, por causa da situação, é necessário manter os cuidados pessoais. Segundo Hélio Bacha é importante que todos os casos sejam identificados e monitorados.

No sábado, uma portaria interministerial determinou que passageiros de voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem 14 dias antes do embarque pela África do Sul, Botsuana, Essuatíni,  Lesoto, Namíbia e Zimbábue ao ingressar no território brasileiro, deverão permanecer em quarentena por 14 dias, na cidade do seu destino final.


A Anvisa , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informou que também atua para identificar eventuais riscos da disseminação da Ômicron no Brasil.

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.