| Confap critica Governo de Mato Grosso por desarticular estrutura da Fapemat.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O Confap Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, criticou a decisão do Governo do Estado, tomada por decreto, de transformar a Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso, numa superintendência da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Confap entende que a medida leva a perda fundamental de autonomia da Fapemat, “podendo criar dificuldades incontornáveis para formar parcerias e estabelecer cooperações estratégicas com as agências federais, ministérios e instituições internacionais”.
Pelo decreto do governador Mauro Mendes, a Fapemat passa a ser presidida pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e as atividades da Fundação passam a ser executadas pela estrutura administrativa e servidores públicos integrantes da pasta.
Contudo, para a Confap a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação não possui as características de trabalho da Fapemat, que cumpre a missão extraordinária e estratégica na concepção, elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico.
Assim, o Confap afirma que vê com muita apreensão a mudança e diante da situação solicita ao governador que reavalie o decreto.
Pelo decreto o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, assume interinamente a presidência da Fapemat, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso.
O cargo de presidente da Fapemat está vago desde o falecimento de Adriano Silva, que comandou a fundação de março de 2019 a junho de 2020. Ele faleceu vítima da Covid-19.