| Comunidades Quilombolas de Livramento e Poconé são atendidas com teste da Covid-19.mp3 |
Vinícius Antônio
As comunidades quilombolas de Mato Grosso têm enfrentado dificuldades no acesso a diagnóstico e tratamento do novo Coronavírus.
Uma iniciativa do Governo do Estado levou 200 testes para Covid-19 às comunidades carentes, Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento, e a Chumbo, em Poconé.
A ação foi realizada em parceria com o IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Alta Floresta.
No município de Nossa Senhora do Livramento, o serviço de saúde foi prestado na Escola Estadual Tereza Conceição Arruda.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Rita Aurélia, além destes testes, o município tem realizado visitas in loco para atender todas as comunidades já que 70% da população está na zona rural.
Na avaliação do Prefeito de Poconé, Tatá Amaral, os atendimentos reforçam as ações já prestadas no município.
Poconé ainda recebeu do Governo do Estado, na última semana, 450 cestas básicas contendo alimentos e kits de produtos de limpeza e higiene e a mesma quantidade em cobertores.
As famílias carentes da Comunidade Quilombola São Gonçalo II, localizada na divisa entre os municípios de Poconé e Nossa Senhora do Livramento, também receberam os alimentos.
As ações sociais são promovidas por meio da campanha “Vem Ser Mais Solidário – MT unido contra o coronavírus” e do programa “Aconchego”.