Comitiva mato-grossense visita países asiáticos em busca de novos mercados para a carne produzida em Mato Grosso.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
A comitiva mato-grossense que está em missão aos países asiáticos participou de várias atividades em uma das maiores feiras de alimentos da China, Sial China 2019, além de reuniões e visitas técnicas a indústrias de processamento no entorno de Shanghai.
A programação começou com uma rodada de negócios, que foi seguida pela inauguração de um pavilhão específico para os negócios relacionados a proteína animal dentro da Sial.
O grupo, composto por representantes do governo e do setor produtivo da carne, tem o objetivo de conquistar novos mercados e acompanha a delegação brasileira, que é liderada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A comitiva mato-grossense está no exterior há uma semana e a expectativa é que retorne nesta terça-feira, depois de passar pelo Vietnã e Indonésia.
Os representantes de Mato Grosso participaram ainda de uma reunião com executivos chineses do Rabobank, uma multinacional bancária e líder global em serviços de financiamento para alimentação, agro-financiamento e sustentabilidade orientada.
Vale lembrar que no ano passado, apenas Mato Grosso comercializou mais de 143 milhões de dólares em carne bovina com a China. Quantia correspondente a 12% do total exportado pelo Estado.
Desde que chegaram ao continente Asiático, os representantes do Estado se esforçam para mostrar aos importadores a qualidade da carne produzida em solo mato-grossense, bem como o interesse do governo e empresários de dar garantia ao comprador por meio de certificação.
De acordo com o presidente do Imac, Instituto Mato-grossense da Carne, Guilherme Nolasco, com a crescente demanda de consumo de proteína animal da China, aliada à epidemia de Peste Suína que se alastra no país, o mercado de carne do país deve, a curto prazo, aumentar as compras de todas as carnes produzidas em Mato Grosso, inclusive da carne bovina.