Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai questionar na justiça o corte verbas para a educação.wav |
Da redação - Sapicuá Rádio News
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa deve acionar a Justiça Federal de Mato Grosso questionando o corte de 30% das verbas para as universidades públicas.
A redução de verbas para a educação anunciada pelo MEC tira 34 milhões de reais do orçamento da Universidade Federal de Mato Grosso e mais de 31 milhões de reais dos recursos do Instituto Federal, IFMT.
A UFMT já anunciou que o contingenciamento provocará entre outras consequências, a redução de viagens, cancelamento de eventos de pesquisa e aulas de campo, suspensão de atividades capacitação dos servidores,rompimento de contratos de segurança e limpeza, entre outros.
O presidente da comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Thiago Silva, do MDB, destacou que a ideia é propor uma ação na Justiça para que os orçamentos do IFMT, UFMT, e Universidade Federal de Rondonópolis sejam preservados.
O parlamentar lembrou que a iniciativa foi incentivada pela presidente da Assembleia, Janaina Riva, que também demonstrou preocupação com a situação.