| Comércio de MT deve abrir mais de 2.800 vagas de empregos temporários para o natal.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A contratação de funcionários temporários para o natal de 2021 deve atingir o melhor saldo da última década, com a expectativa de duas mil 857 vagas abertas no período de fim de ano.
Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
De acordo com a pesquisa, os números mostram uma recuperação após a queda observada em 2020, quando foram abertas apenas mil 787 vagas no estado, em razão da pandemia de Covid-19.
O levantamento aponta que a maior parte, cerca de 45,3%, deve ser contratada em supermercados, seguida das lojas de vestuário e calçados, com 16,6%, e de utilidades domésticas, 13,9%.
Demais segmentos do comércio correspondem a 24,1% das vagas que serão ofertadas no estado.
O presidente da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, afirma que a abertura de novas vagas de trabalho movimenta a economia.
Com relação ao salário médio desses trabalhadores, a Confederação Nacional do Comércio prevê o valor de mil 608 reais.
O valor é 5,1% maior em relação a igual período do ano passado.
O aumento observado, segundo Wenceslau Júnior, deve elevar ainda mais a expectativa de vendas por parte dos empresários no estado.
Diferente do ano anterior, os empresários estão mais preparados neste ano e esperam uma performance de vendas ainda maior do que em 2020, mesmo com o aumento da inflação preocupando o mercado.