Com a redução das restrições, bares e restaurantes começam a recuperar prejuízos da pandemia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Agência Brasil

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A diminuição nas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, como a ampliação do horário de funcionamento em várias cidades, começa a mostrar resultados positivos para os bares e restaurantes.

Levantamento feito em todo o Brasil pela Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, aponta para uma melhora no faturamento.

Em junho, 56% das empresas trabalharam no prejuízo, contra 77% que apontavam estar no vermelho em abril.

Mais de um quarto, ou 27%, dos estabelecimentos não teve condições de pagar integralmente a folha em julho, índice que também teve melhora em relação a maio, quando o número foi de 49%.

 “A situação ainda é muito ruim.  Ainda muito longe do ideal, mas encaramos a situação com otimismo. O avanço da vacinação também nos deixa mais confiantes”, explica o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Em Mato Grosso, municípios como Rondonópolis, ainda mantêm a restrição de horário, com toque de recolher a partir das dez horas da noite, causando transtornos, especialmente, a bares e restaurantes que funcionam com atendimento no jantar.

“O poder público precisa olhar com mais sensibilidade e tratar o setor de modo a minimizar os prejuízos causados pela obrigatoriedade do fechamento”, afirmou a presidente da Abrasel Mato Grosso, Lorenna Bezerra.

Outro índice que ainda preocupa é o da inadimplência das empresas. Houve uma pequena melhora no indicador: hoje são 64% que dizem ter pagamentos em atraso, contra 77% do último levantamento, em maio.

 As principais dívidas são com impostos, fornecimento de água, luz e gás, aluguel, FGTS e fornecedores de insumos, lembrando que há empresas que têm pagamentos em atraso em diversas frentes.

Por causa desse quadro, 61% ainda têm a intenção de conseguir um empréstimo via Pronampe, o programa de empréstimo para micro e pequenas empresas, que está em sua segunda versão.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.