Com recursos próprios, Prefeitura de Várzea Grande acelera realização de cirurgias ortopédicas eletivas.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mesmo em plena pandemia da Covid 19, a Saúde Pública em Várzea Grande avançou ao retomar em maio deste ano, através do Hospital Pronto Socorro Municipal as cirurgias ortopédicas eletivas, aquelas que não são de urgência e emergência.
Isto só foi possível graças a reorganização e a reestruturação do Hospital e Pronto Socorro, além da contratação de cinco cirurgiões e sete anestesistas para realizarem as cirurgias ortopédicas eletivas consideradas de média e alta complexidade que se encontravam represadas.
“Estamos avançando em Várzea Grande, não apenas no combate a pandemia da Covid-19, mas em toda a saúde pública”, afirmou o prefeito Kalil Baracat.
Com a realização de 40 cirurgias eletivas por semana, a demanda de 361 solicitações registradas até maio, já vem reduzindo progressivamente a fila.
Deste total já foram realizadas 216 cirurgias, e a previsão é de que até o final de agosto ou início de setembro a fila de espera esteja zerada para procedimentos já agendados, sem deixar de atender as ocorrências de urgência e emergência.
O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, explicou que esta ação de zerar a fila de ortopedia de Várzea Grande é exclusiva da Administração Municipal e é realizada com recursos próprios da prefeitura de Várzea Grande e servidores da saúde pública municipal.
“O ‘Mutirão da Ortopedia', está sendo realizado com muita responsabilidade, transparência e atendimento humanizado, com resultados positivos para as pessoas”, reforçou o secretário de saúde.