| Com o preço da carne nas alturas, aumenta o consumo de ovo Mato Grosso.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A população de Mato Grosso tem trocado a carne bovina por ovos, segundo dados da Associação Mato-grossense de Avicultura.
O motivo é a explosão dos preços da carne no último ano.
De acordo com a entidade, o aumento nas vendas de ovos foi de 6,8%, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021.
A estimativa é de que esse percentual seja de 10% em fevereiro, já que a demanda continua crescendo.
Segundo Lindomar Rodrigues, executivo da Associação, o crescimento no consumo de ovos se dá basicamente por dois motivos.
Primeiro, o preço do ovo em relação ao da carne. Enquanto uma cartela com 30 ovos custa em média oito reais e 30 centavos nos supermercados, o quilo da carne bovina supera os 30 reais.
O segundo fator que tem contribuído para o aumento no consumo de ovos é que os avicultores ainda não repassaram o aumento do custo aos consumidores, já que, segundo ele, as aves ainda estão consumindo milho da safra 2019/2020.
Lindomar destaca, porém, que o milho passou de 38 reais a saca para quase 80 reais, o que deve impactar no preço dos ovos.
“Infelizmente estamos reduzindo a produção para diminuir a oferta, para ver se equiparamos os custos de produção, pois em janeiro já fechamos no vermelho, com cerca de um real e 98 centavos por dúzia de ovos produzida”, explicou Rodrigues.