Com número baixo de habitantes em Censo, prefeitos se preocupam com queda de repasses aos municípios em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Tãnia Rêgo | Agência Brasil

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já divulgou previa do Censo de 2022, que está sendo realizado em todo o país.

É com esse dado que são definidos os repasses federais, o chamado Fundo de Participação dos Municípios. Isso tem deixado prefeitos de cabeça quente, já que várias cidades de Mato Grosso tiveram baixa no número estimado de habitantes.

O presidente da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, afirmou preocupação com o cenário.

Segundo ele, muitos prefeitos contestaram as informações, alegando que os municípios têm recebido grande número de novos habitantes e isso não refletiu no número apurado pelo IBGE.

Os gestores questionam a quantidade de recenseadores usando esse fato como justificativa para a baixa no número de habitantes.

Eles ainda reclamam da grande quantidade de pessoas que não abriram as portas de sua casa para que os profissionais pudessem fazer a pesquisa.

Fraga adiantou que, mesmo sabendo que o IBGE já tenha informado que os recenseadores vão continuar as atividades para concluir o censo até fevereiro de 2023, há uma grande preocupação dos gestores.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.