| Com fim da Piracema, inicio de período de pesca promete lotar hotéis e barcos em MT.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Com o fim da piracema começou a temporada de pesca em Mato Grosso.
O período é visto com otimismo porque a expectativa é que a rede hoteleira nos municípios da região do Pantanal, como Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço, atinja a taxa de 100% de ocupação.
A variedade de espécies de pescado nas bacias hidrográficas que banham Mato Grosso consagrou o Estado como um dos principais destinos do país para os amantes da pesca, e as regiões das bacias da Amazônia e do Araguaia também estão entre os destinos mais procurados pelos apaixonados por uma boa pescaria.
Os municípios mais buscados são Luciara, São Félix do Araguaia, Alta Floresta e Paranaíta.
Os rios da bacia amazônica atraem grande parte dos praticantes de pesca amadora, chamada de “Pesque e Solte", em busca de peixes que podem chegar a 150 quilos e medir aproximadamente um metro e meio.
A atividade de pesca aquece o turismo regional com a busca por hospedagem, locação de barcos e comércio especializado.
O presidente do Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado, Luis Carlos Nigro, conta que o setor hoteleiro já está quase 100% reservado para a temporada de 2023.
Segundo Nigro, “os hoteis, as agências de viagens, os restaurantes já estão prontos para receber os apaixonados por pesca, principalmente na região do Pantanal, nas cidades de Poconé e de Cáceres”.
Ele lembra que “esse é um segmento que movimenta muito a economia e o turismo local”. O sindicalista cita como exemplo os hotéis de pesca e barco-hotéis, que já estão bem cheios.