| Com conciliação, empregados da BRF encerram paralização em Lucas do Rio Verde.mp3 |
Foto da manchete: TRT-MT
Por Karine Arruda | Radioagência TRT – Cuiabá
Texto do áudio:
Chegou ao fim uma greve dos funcionários da BRF de Lucas do Rio Verde, que começou depois do Acordo Coletivo de Trabalho celebrado entre a empresa e o sindicato da categoria.
Os trabalhadores não aceitaram uma cláusula que acabou com o vale-alimentação e o transformou em abono presença, que deixa de ser pago quando o empregado tiver duas faltas ou mais, mesmo que elas sejam justificadas.
A BRF realizou uma série de concessões que possibilitaram o diálogo, entre elas, o compromisso de discutir com os trabalhadores a cláusula que extinguiu o vale-alimentação.
Empregados que foram dispensados por justa causa em razão da greve, vão ter o desligamento revertido para demissão sem justa causa, com liberação do seguro desemprego, FGTS e demais verbas trabalhistas dessa modalidade de dispensa.
O acordo também prevê que dos seis dias de faltas em razão da greve, três vão ser abonados e os outros três vão ser compensados pelos trabalhadores.