| 01 Com a chegada do El Niño, MAPA alerta para importância do seguro rural.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A chegada do fenômeno climático El Niño neste segundo semestre é um período marcado pela presença de instabilidades climáticas, que causam apreensão entre os agricultores, com prejuízos decorrentes da quebra da safra agrícola, e também às companhias que operam o seguro rural, devido aos prejuízos recordes decorrentes das quebras nas últimas safras.
Por causa disso, a equipe técnica do Mapa, Ministério da Agricultura e Pecuária atualizou a cartilha Programas de Apoio ao Seguro Rural, Federal, Estaduais e Municipais.
A publicação, que foi lançada em fevereiro do ano passado, visa estimular a participação das secretarias estaduais e municipais de Agricultura na adesão ao seguro rural.
De acordo com o diretor de Gestão de Riscos do Mapa, Jônatas Pulquério, o Seguro Rural é um dos principais instrumentos mitigadores de riscos climáticos e proteção de renda dos produtores rurais e manutenção da atividade.
O diretor destaca que os programas estaduais e municipais são importantes para o fomento do seguro rural porque possibilitam complementar o auxílio da subvenção federal, cabendo ao produtor uma participação menor no pagamento do prêmio, o que viabiliza a contratação da apólice de seguro rural.
O governo federal, por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do Governo Federal.
O produtor que tiver interesse em contratar o seguro rural deve procurar um corretor ou uma instituição financeira que comercialize apólice de seguro rural.
O seguro rural é destinado aos produtores pessoa física ou jurídica, independente de acesso ao crédito rural.
Para mais informações sobre o seguro rural, acesse o site do Ministério da Agricultura e Pecuária.