| Com baixo estoque, Hemocentro conclama população para doação de sangue.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O MT Hemocentro, Banco de Sangue Público de Mato Grosso, está precisando de doações de sangue.
O estoque atual é considerado delicado devido à queda na doação voluntária nesse período de férias, além da situação de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que ocasionou a suspensão de coletas externas de doações pela equipe do hemobus e desistência de alguns doadores com sintomas gripais.
A doação de sangue deve ser voluntária e gratuita. O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.
Os candidatos precisam ter entre 16 e 69 anos.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.
Para agendar a doação basta acessar o mthemocentro.saude.mt.gov.br.
O voluntário também pode agendar as doações por telefone, no número (65) 98433-0624, whatsapp, ligação ou mensagem, ou no tradicional número fixo o (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.