| Com atendimento suspenso no Detran, venda e transferência de veículo podem ser comunicadas em cartórios.mp3 |
Vinícius Antônio
Quem está vendendo o veículo neste momento de suspensão temporária do atendimento presencial do Detran, em razão do novo coronavírus, pode fazer a comunicação obrigatória da venda em 40 cartórios que estão interligados ao órgão.
Já o comprador do veículo, que deseja fazer a transferência de propriedade mesmo durante a pandemia, pode procurar algum despachante credenciado ao Detran-MT.
Ao vender o veículo, o proprietário e o comprador devem assinar o Certificado de Registro do Veículo no campo de “vendedor” e “comprador” e reconhecer firma em cartório.
Em seguida, o vendedor deve solicitar a cópia autenticada do documento, frente e verso, e pode comunicar a venda no cartório credenciado ao Detran-MT.
O valor para comunicado de venda em cartório é de 67 reais e nove centavos. Após a compensação da taxa, a ativação do comunicado de venda será automática.
O comprador, por sua vez, fica com o CRV original e pode procurar um despachante credenciado ao Detran-MT para fazer a transferência de propriedade e a vistoria do veículo, junto às empresas credenciadas pelo Detran-MT de vistoria veicular, inclusive, solicitando o atendimento de vistoria veicular domiciliar, sem sair de casa.
O despachante contratado fará todo o procedimento até a entrega do documento final ao comprador.