| Com 70% dos votos válidos, Evandro Soares vence a eleição para reitor da UFMT.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, elegeu como reitor o professor Evandro Soares, na última sexta-feira.
Com praticamente 70% dos votos válidos, o professor de Engenharia Elétrica assume a reitoria com a vice Rosaline Rocha, da Enfermagem.
Além de Evandro e Rosaline, a disputa pela reitoria contou com as chapas de Danieli Backes e Sandra Negri e Alexandre Machado e Elifas Júnior.
A professora Danieli Backes, da Administração, e o professor Alexandre Machado, da Medicina, são ligados ao movimento “Docentes pela Liberdade”, de professores conservadores e liberais de direita.
Evandro Soares era vice-reitor, assumiu o cargo de reitor em março deste ano, após Myriam Serra deixar a reitoria por motivos pessoais. Ela entrou em 2016 e seu mandato terminaria no próximo mês de outubro.
Novamente no cargo, agora por meio de eleição, Evandro e Rosaline receberam 862 votos de professores, 572 de servidores técnicos, dois mil e 82 de alunos da graduação e pós-graduação, totalizando três mil 497 votos.
Pela primeira vez na história da UFMT, a votação foi feita de forma on-line. Além disso, o voto de professores, técnicos e estudantes não tiveram o mesmo peso.
Conforme decisão do Colégio Eleitoral, votos de docentes tiveram peso de 70%, enquanto técnicos e estudantes 15% cada um.
Já a candidata a reitora derrotada, Danieli Backes, da chapa Juntos somos mais UFMT, ingressou com pedido de impugnação do pleito, questionando a segurança do sistema de votação adotado em eleição. Ela quer que a eleição para reitor seja anulada.
Agora será definida a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação até 14 de agosto e, posteriormente, ao presidente Jair Bolsonaro que vai escolher o novo reitor para exercer mandato de quatro anos, entre 2021 a 2024.