| CNBB aceita renúncia e nomeia novo arcebispo de Cuiabá.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Foi nomeado o novo arcebispo da Catedral Metropolitana de Cuiabá.
A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, emitiu nota nesta quarta-feira, comunicando que o Papa Francisco aceitou a renúncia do arcebispo de Cuiabá, dom Milton dos Santos.
A renúncia de dom Milton acontece por idade. O bispo completou recentemente 75 anos e essa é a idade máxima para que um padre exerça a função de bispo. Com isso, Milton dos Santos se torna arcebispo emérito de Cuiabá.
Para o cargo, foi nomeado o bispo de Boa Vista, em Roraima, dom Mário Antônio da Silva. Ele tem 56 anos e é segundo vice-presidente da CNBB. Em nota, a conferência dos bispos desejou que o Senhor Bom Jesus, padroeiro da arquidiocese de Cuiabá, ilumine o novo ministério de dom Mário como pastor da arquidiocese.
A CNBB emitiu também uma nota de agradecimento a dom Milton, reconhecendo seu trabalho.
"Destacamos ainda o seu reconhecimento como um prelado que aplicou um sistema inovador de governo pastoral”, diz trecho da nota
Segundo informações, ao entregar o comando da Arquidiocese de Cuiabá, dom Milton deve se mudar para viver com a família e continuar algumas atividades na Igreja Católica. A transmissão de cargo, com posse do novo arcebispo, deve acontecer em breve.