| Ciro garante que “MP das ferrovias” não atrapalha implantação de ferrovia em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Senador Carlos Fávaro
Por Jurandir Antonio - voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, assegurou que a eventual edição de uma Medida Provisória criando um marco legal das ferrovias não vai atrapalhar o processo de implantação do prolongamento da Ferronorte, ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá.
A garantia foi dada nesta terça-feira, durante reunião com uma comitiva de Mato Grosso, liderada pelo governador Mauro Mendes.
Durante o encontro, Nogueira confirmou que os trechos da redação da medida provisória que poderiam causar algum imbróglio jurídico em relação à ferrovia estadual em Mato Grosso já foram retirados.
“Conversei sobre esse caso com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e ele garantiu que a medida provisória não vai afetar Mato Grosso. Esse tema já está pacificado”, assegurou Ciro Nogueira.
O senador Carlos Fávaro, do PSD mato-grossense, que participou da reunião com o ministro, destacou que Mato Grosso tem condições de oferecer demanda para as três ferrovias planejadas para o Estado.
A Ferrogrão, ligando Sinop ao Porto de Muritiba, no Pará, a Fico, Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que vai ligar Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, em Mato Grosso, além da Ferronorte, ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá.
"Apoiamos integralmente as três ferrovias. Estamos agora com o chamamento público da Ferronorte, que deverá estar concluído em setembro, a Fico em seguida e, superados os entraves jurídicos, a Ferrogrão. Não temos preferência por nenhuma, queremos que todas elas aconteçam e travar a ferrovia estadual seria muito ruim", enfatizou Ciro Nogueira.
A posição manifestada pelo ministro foi comemorada pelo governador Mauro Mendes, que participou da reunião ao lado dos secretários da Casa Civil, Mauro Carvalho, e da Fazenda, Rogério Gallo.
"Temos segurança jurídica total para agora, em meados de setembro, assinar o contrato para esta obra tão importante. Agradeço aos senadores de Mato Grosso que estão nos apoiando neste projeto", afirmou Mendes.