| Chuvas danificam dezenas de pontes de madeira em Rosário Oeste e Prefeito pede ajuda do deputado Toninho de Souza.mp3 |
O prefeito de Rosário Oeste, João Antônio da Silva Balbino, do PR, se reuniu com o secretário adjunto de Obras Rodoviárias, Nilton de Britto, em Cuiabá, para discutir as dificuldades enfrentadas pelo município, que foi castigado pelas últimas chuvas.
Na zona rural são cerca de 90 pontes de madeira e, algumas delas, danificadas pelos temporais e que precisam de manutenção imediata por parte da Secretaria de Estado de Infraestrutura, alerta o gestor.
A ponte mais crítica tem 117 metros e fica na Forquilha do Rio Manso, região que recebeu na última década muitos investimentos para a produção de soja e milho.
Para o deputado estadual em exercício, Toninho de Souza, do PSD, que intermediou a reunião, a situação das pontes em Rosário Oeste precisa de atenção especial do governo do Estado.
“A cada ano, pelo menos cinco pontes caem ou ficam interditadas no período chuvoso”, observa o parlamentar. Segundo ele, é mais econômico construir novas pontes de concreto do que fazer manutenção em pontes de madeira”, defendeu Toninho.
A trafegabilidade nas pontes com mais de 12 metros de comprimento, segundo o prefeito João Balbino, vai garantir o funcionamento do principal eixo econômico do município, que é a agricultura familiar.
“São 34 assentamentos e outras 30 unidades rurais que dependem do escoamento da produção para garantir o seu sustento. Isso, sem contar os cerca de 30 mil hectares que já estão plantados com soja e milho, sobretudo na região da Forquilha do Manso”, enfatizou João Balbino.