Cepesca define período da piracema de 2019 e propõe cota zero para a pesca amadora nos próximos cinco anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

O Conselho Estadual da Pesca, Cepesca, definiu o período de defeso da piracema entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 para as três bacias hidrográficas de Mato Grosso.

A medida foi acatada por unanimidade pelos conselheiros do pleno, com o objetivo de assegurar a reprodução dos peixes, garantindo o estoque pesqueiro para esta e para as futuras gerações.

Além das questões ambientais, a definição do período também leva em consideração aspectos sociais, culturais e econômicos, como o fato de que o seguro de defeso pago pelo Governo Federal tem vigência de quatro meses.

Mato Grosso é o primeiro Estado brasileiro a definir o período de defeso com base em critérios científicos.

De acordo com estudo coordenado pela professora e pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, Lúcia Aparecida Mateus, a probabilidade de que os peixes estejam em reprodução é de 80% no período entre os meses de outubro e dezembro, sendo o mês de janeiro importante para a reprodução dos peixes de couro e para a Bacia do Alto Paraguai.

Na oportunidade, o Cepesca finalizou a proposta de minuta de lei para reformulação da Política de Pesca de Mato Grosso a ser apresentada ao governador Mauro Mendes.

O documento prevê, entre outras medidas, cota zero para captura e transporte na modalidade pesca amadora pelo período de cinco anos.

Os critérios estabelecidos para a pesca amadora na minuta não comprometem a pesca de subsistência.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.