| Centro de Triagem da Covid-19 em Cuiabá encerra trabalhos com 240 mil pessoas atendidas.mp3 |
Foto da manchete: Tchélo Figueiredo | Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Centro de Triagem Covid-19, instalado na Arena Pantanal, encerrou as atividades na última sexta-feira.
Foram mais de 240 mil atendimentos à população de Mato Grosso em mais de um ano auxiliando a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana. A desativação ocorreu após a diminuição de casos, hospitalizações e óbitos por coronavírus em Mato Grosso.
Durante o seu funcionamento, o Centro de Triagem possibilitou a testagem em massa da população, a realização de exames de imagem e o fornecimento de medicamentos após prescrição médica.
A partir de agora, a testagem e o atendimento primário da população voltam a ser integralmente prestados pela Atenção Primária municipal, que é responsável pela execução destes serviços no SUS, Sistema Único de Saúde.
Emocionado com o encerramento das atividades, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, agradeceu e parabenizou os profissionais envolvidos na prestação de serviço oferecida pelo Centro de Triagem.
Gilberto salientou o número de atendimentos e disse que o trabalho foi avaliado como excelente pela população mato-grossense da baixada cuiabana.
Sonora: Gilberto Figueiredo
Dados da SES, Secretaria de Estado de Saúde, indicam que quinhentas e 43 mil e 72 pessoas foram infectadas pelo coronavírus em Mato Grosso.
O total de recuperados da Covid-19 é de 526 mil 506. Ainda são registradas duas mil e 47 pessoas em isolamento domiciliar e 297 pacientes em hospitais públicos e particulares.
Quando o assunto são as mortes causadas pela covid, em Mato Grosso foram notificados 13 mil 885 óbitos, nove deles confirmados neste fim de semana. Além disso, no sábado e no domingo, a SES registrou 305 novos casos da doença em Mato Grosso.