Cattani pede desculpas às vacas por tê-las comparado com mulheres. Deputada vê “deboche”

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: ALMT

Por Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Para não deixar dúvidas de sua postura misógina, o deputado estadual bolsonarista da extrema direita, Gilberto Cattani, do PL, provocou mais uma polêmica.

É a segunda vez que o deputado ganha espaço na mídia local e nacional de forma negativa em menos de um mês por ataques as mulheres.

A primeira aconteceu no dia da instalação da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto, denominada "Pró-Vida", na Assembleia Legislativa, que é presidida pelo próprio Cattani e é formada só por homens.

Na ocasião, além de atacar as feministas, Gilberto Cattani comparou mulheres grávidas a vacas prenhas, além de associar fetos de filhotes a de bebês.

As declarações do parlamentar provocaram muitas críticas, protestos e atos de repúdio.

Dias depois, Cattani pousou num vídeo ao lado da esposa que aparecia mugindo, como forma de debochar das críticas que ele recebeu pela fala desrespeitosa contra as mulheres. Os dois caem na gargalhada...

Sonora Mulher de Cattani mugindo

Não satisfeito, com a grande repercussão negativa da comparação infeliz, Cattani, foi até o curral da sua propriedade pedir desculpas às vacas, segundo ele, por tê-las comparado com mulheres. Cattani conversou com as vacas...

Sonora Deputado Gilberto Cattani

Essa nova investida do extremista contra as mulheres pegou muito mal.

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva, do MDB, afirmou que tratar pautas femininas com tanta banalização e deboche, demonstra o quanto é preciso avançar em políticas públicas que combatam a misoginia e o preconceito.

Já a presidente da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB Mato Grosso, Gláucia Amaral, afirmou que as declarações recentes de Cattani são criminosas e que o órgão vai tomar providências em relação ao bolsonarista. 

Segundo ela, a OAB vai encaminhar uma denúncia crime ao Ministério Público. 

A vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar, do União Brasil, chamou Cattani de despreparado para tratar de temas como aborto.

Já a vereadora cuiabana, Maysa Leão, do Republicanos, cobrou uma atitude da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa.

Por sua vez, o vereador Luis Cláudio, do PP, requereu o cancelamento do título de cidadão cuiabano, que foi concedido a Cattani em 2021.

Além disso, movimentos organizados da sociedade mato-grossense vão entrar com um pedido de cassação do mandato de Gilberto Cattani.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.