Casos de gripe aviária avançam e Saúde divulga medidas de prevenção a doença

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Alexandre Mendez

Por Jurandir Antônio - Yaponira Cavalcanti.

Texto do áudio:

Mato Grosso não registrou casos de gripe aviária, mas, mesmo assim, a Secretaria de Estado de Saúde emitiu um alerta em que orienta sobre medidas de prevenção à doença.

O documento segue normas da Opas, Organização Pan-Americana de Saúde, que identificou o crescimento dos casos de gripe aviária em 10 países da região das Américas e o recente caso de infecção humana por gripe aviária na América do Sul.

De acordo com a Secretaria de Saúde, mesmo que Mato Grosso não tenha casos confirmados e suspeitos de contaminação em animais ou humanos, é importante que a população fique atenta à situação nacional.

Segundo o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, Oberdan Lira, é preciso cuidado e atenção no manuseio de aves e, sobretudo, seguir as recomendações para a prevenção da infecção.

Para evitar a doença é necessário lavar as mãos com água e sabão depois de mexer com as aves.  Evitar que as aves de produção tenham contato com aves silvestres ou outros animais.

Além disso, realizar controle de ratos e outras pragas que possam transmitir doenças e oferecer água tratada às aves.

Outras medidas de proteção importantes são: ter o controle adequado nos abatedouros de aves. Evitar o contato desprotegido com aves que aparentam estar doentes ou que morreram. Sempre que possível, evitar o contato direto com aves silvestres.

Também são recomendadas medidas de controle, isolamento de paciente suspeito e precauções contra transmissão por gotículas e pelo ar.

A gripe ou influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. A gripe aviária é transmitida de animal para animal.