| Prazo para anexar foto no sistema do Enem é prorrogado.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Começam, nesta segunda-feira, as campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes.
A imunização será realizada pela rede pública de saúde até o dia 30 de outubro.
No sábado, dia 17, será realizado o dia “D” de mobilização nacional para ampliar o índice de crianças imunizadas no país.
Os responsáveis pelas crianças precisam levar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
Em Cuiabá, a preocupação da Secretaria de Saúde é com a queda no processo de imunização este ano.
“Não deixem de levar seus filhos. Este ano tivemos uma baixa cobertura vacinal devido à pandemia, por isso é muito importante que neste momento as crianças sejam vacinadas e tenham as cadernetas atualizadas”, alertou a responsável técnica da Imunização da secretaria de Saúde de Cuiabá, Sandra Horn.
Para a vacinação contra poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. “Nossa meta é vacinar 95% deste público na capital”, disse Sandra.
Para crianças acima dos sete anos e adolescentes, serão disponibilizadas as vacinas contra Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, Meningocócica, HPV quadrivalente e Varicela.
A meta das campanhas é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, facilitar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.
Sandra Horn assegura que durante a campanha serão tomadas todas as medidas de proteção para diminuir o risco de contágio do coronavírus nas unidades de saúde.