Campanha visa conscientizar a população mato-grossense sobre as consequências da divulgação de fake News

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: MPE MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Com o objetivo de conscientizar e alertar a população mato-grossense sobre as consequências causadas pela divulgação de fake news durante o período eleitoral, o Ministério Público do Estado está divulgando a campanha “Não caia em fake news”.

A iniciativa é do Departamento de Imprensa e Comunicação Social e do Centro de Apoio Operacional Eleitoral, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que cedeu o material de divulgação.

Composto por histórias em quadrinhos em forma de carrossel e vídeos explicativos, o material da campanha visa aprimorar a capacidade das pessoas de identificar notícias falsas ou com conteúdo duvidoso e inibir o compartilhamento impulsivo de informações sem verificação prévia, além de informar os eleitores sobre como denunciar casos de fake news às autoridades competentes.

A campanha será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, até a véspera do primeiro turno das eleições.

Ao longo desse período, os posts da campanha serão identificados pela hashtag oficial #MPMTcontraFakeNews.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, destacou que se por um lado a liberdade de expressão é um dos pilares da democracia, de outro, as fakes news representam uma das mais sérias ameaças ao Estado Democrático de Direito.

Já a promotora de Justiça Patrícia Campos, lembrou que as pessoas não podem acreditar em tudo que recebem pelo WhatsApp ou por qualquer outra mídia.

Ela disse ainda que é importante se questionar, parar, ter um pensamento crítico, e verificar se aquela notícia é efetivamente verdadeira antes de compartilhar.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.