Campanha de vacinação contra a febre aftosa termina nesta quarta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Maíra Matos

Os pecuaristas mato-grossenses tem até esta quarta-feira, dez de junho, para vacinar o rebanho estadual de quase 30 milhões de cabeças de gado contra a febre aftosa.

De acordo com o Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, até o último fim de semana, tinha sido comunicada a vacinação de quase 70% do gado em 67% das propriedades rurais com bovinos. 

Os pecuaristas devem comunicar a vacinação até 20 de junho, por e-mail ou presencialmente.

Devido à pandemia do novo coronavírus, houve adequação dos procedimentos previamente à realização desta etapa de vacinação, por meio de videoconferência entre serviço público e iniciativa privada.

Também houve a descentralização dos atendimentos de forma itinerante nos assentamentos rurais e barreiras sanitárias da fronteira com a Bolívia sem prejuízo ao atendimento aos produtores rurais nas unidades locais do Instituto nos municípios.

Os dados de venda de vacinas e comunicação ao Indea são avaliados diariamente e comparados ao mesmo período dos anos anteriores para entendermos o panorama e direcionar o planejamento das ações.

Segundo o diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, se em determinado região, o Instituto verificar que os produtores ainda não adquiriram vacina eles são contactados e alertados pelos servidores do órgão.

Apesar de quase 90% das doses de vacina já estarem vendidas, o número ainda é baixo se comparado às comunicações feitas ao Indea.  

Por isso, Tomazele reforça a necessidade de o pecuarista vacinar e comunicar imediatamente à unidade local.

Para fazer isto, pode se dirigir pessoalmente, com todas as medidas de segurança, ou enviar um e-mail para a unidade local Indea, anexando a nota fiscal de compra da vacina.

Para mais informações consulte a unidade local do Indea por telefone ou acesse o site do órgão.  

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.