Campanha alerta para o aumento dos casos de leucemia no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Fevereiro é o mês da campanha Fevereiro Laranja, de conscientização sobre a incidência da leucemia. Por mais que o assunto sempre deixe as pessoas em alerta, prevenir nunca é demais.

De acordo com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, no Brasil, atualmente, a leucemia é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres no Brasil.

E de acordo com dados divulgados este ano, pelo Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, a estimativa é de que 10 mil 810 novos casos surjam por ano, sendo cinco mil 920 em homens e quatro mil 890 em mulheres.

Em 2015, ocorreram seis mil 837 mortes por causa da doença.

Segundo a médica hematologista, Paloma Borges Valk, a campanha Fevereiro Laranja é muito importante, principalmente quanto à atenção para alguns sinais e sintomas da doença que podem ser percebidos em um estágio inicial e propiciar um diagnóstico precoce.

“As pessoas precisam se atentar para os sinais de alerta: hematomas, cansaço em excesso, a anemia, plaqueta baixa, que pode ser indicada por manchas roxas no corpo, sangramento no nariz, infecções de repetição.

Ao perceber algo de errado, a orientação é fazer um hemograma, que é um exame acessível, geralmente feito em unidades de pronto-atendimento, por exemplo”, afirma a especialista.

“É importante estar atento a comportamentos de risco que podem auxiliar no desenvolvimento da doença, como exposição a agentes tóxicos, como derivados de petróleo e radiação, inclusive a solar, principalmente em pacientes idosos”, explica a médica.

Dos cânceres do sangue, a leucemia é um dos mais conhecidos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.