| Câmeras em escolas e rondas para segurança dos alunos fazem parte de pacote de medidas adotados em MT.mp3 |
Foto da manchete: JL Siqueira | ALMT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O governo mato-grossense vai implantar protocolo com medidas emergenciais para o enfrentamento da onda de ataques e violência nas escolas no estado.
O pacote de medidas inclui a instalação de mais de cinco mil câmeras conectadas diretamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp.
Dentre as medidas traçadas durante reunião também estão o fortalecimento das rondas policiais, botão do pânico, Central de Atendimento às escolas, ampliação da campanha de paz nas unidades por meio dos grêmios estudantis, fechamento de portões, intensificação do trabalho socioemocional e a ampliação do número de psicólogos nas diretorias regionais.
Quanto às câmeras, a Seduc vai repassar recurso direto à escola que vai ficar responsável pela instalação. Segundo o Secretário de Educação, Alan Porto, “as câmeras já foram compradas e vão ser disponibilizadas para todas as escolas de Cuiabá e Várzea Grande”.
Porto lembrou que mesmo com os equipamentos em mãos, as escolas vão ter custos como instalação, internet, parte elétrica e, por isso, o Estado vai repassar recurso para a unidade arcar com os esses gastos.