Caixa terá financiamento habitacional corrigido pelo IPCA

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Victor Ribeiro

Quem pensa em financiar a compra da casa própria terá uma nova modalidade de crédito. Nesta linha de financiamento habitacional, o saldo devedor será atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é calculado pelo IBGE e considerado a inflação oficial do Brasil.


Atualmente, o financiamento é calculado com juros que variam de 8,5% a 9,75% mais a TR, taxa referencial de juros. O novo modelo terá taxas de 2,95% a 4,95% mais o IPCA.

Ao explicar o novo modelo de financiamento, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, destacou que o valor das prestações pode cair pela metade.


Os contratos antigos, atualizados pela TR, continuam em vigor. Os novos contratos podem ser atualizados pelo IPCA, desde que cumpram duas condições: a cota de financiamento ser de até 80% do valor do imóvel e o parcelamento tem que ser em até 360 meses, ou 30 anos.


O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, avaliou que a nova linha de financiamento é vantajosa para o público e atraente para os investidores.


Na página da Caixa na internet, caixa.gov.br, é possível simular o financiamento habitacional e, então, decidir qual é o melhor modelo.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.