Cai o número de pessoas que estavam afastadas do trabalho por causa da pandemia em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A PNAD Covid19, do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que 126 mil pessoas ocupadas estavam afastadas do trabalho que tinham devido ao distanciamento social em Mato Grosso em junho, o que representa 8,3% do total da população ocupada.

Em maio, eram 149 mil mato-grossenses ou 9,7% da população ocupada na mesma situação.

O número de pessoas que estavam trabalhando de forma remota, ou em home office, subiu de 60 mil para 65 mil na mesma comparação.

O levantamento é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD Contínua, realizado em parceria com o Ministério da Saúde desde o início de maio, e com coleta exclusivamente por telefone, para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal.

Em Mato Grosso, 155 entrevistadores do IBGE telefonam mês a mês para monitorar os cerca de cinco mil domicílios selecionados em 97 cidades.

De acordo com a PNAD COVID19, 147 mil mato-grossenses desempregos não procuraram emprego por conta da pandemia de Covid-19 ou por falta de trabalho na localidade em que vivem, mas gostariam de trabalhar na semana de referência.

Em maio, eram 168 mil pessoas nessas condições.

O IBGE estima que, em junho, um milhão e meio de pessoas estavam ocupadas em Mato Grosso, embora dois milhões e 700 mil estivessem em idade para trabalhar, ou seja, tinham 14 anos ou mais de idade.

Isso significa que pouco mais da metade, ou seja, 55,5%, estava trabalhando no mês passado.

Já o total de desempregados no estado variou de 174 mil, em maio, para 187 mil, em junho.

A taxa de desocupação de Mato Grosso passou de 10,2% para 10,9% entre maio e junho.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.