Cai o número de casamentos de mulheres com até 17 anos no Brasil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O número de casamentos de mulheres de até 17 anos teve uma queda expressiva de 55% no Brasil entre 2011 a 2019, segundo aponta um estudo divulgado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A pesquisa "Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil" mostra que os matrimônios em que a mulher tem até 17 anos eram 48 mil 637 em 2011; em 2019, foram 21 mil 769. A redução mais significativa é na faixa etária entre 16 e 17 anos para as mulheres.

Os dados indicam ainda que o casamento de adolescentes é um problema de gênero: dos quase 24 mil adolescentes que se casaram no Brasil em 2019, 90,8% eram garotas.

Pelo menos desde 2015, o país ocupa o quarto lugar no ranking dos lugares com maior número de casamentos de meninas no mundo, segundo a ONG Plan International.

Os estados em que mulheres mais se casam antes de chegar à maioridade estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste:

Rondônia aparece em primeiro lugar, com 6,4% da população feminina de até 17 anos se casando, seguido por Acre, Maranhão, Paraíba e Alagoas. 

O Brasil proíbe o casamento antes dos 16 anos desde 2019, quando a lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Até então, a legislação permitia esse tipo de união com autorização dos pais, para evitar cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.

Desde a nova regra, a proibição passou a valer para qualquer circunstância, e quem tiver entre 16 e 18 anos ainda precisa de autorização dos responsáveis.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.