A cada dois dias, uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no HCanMT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Tonico Pinheiro/Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Em Mato Grosso, o câncer de mama avança em ritmo mais acelerado que a média nacional.

Segundo dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, a cada 100 mil mulheres em Cuiabá, cerca de 60 desenvolvem a doença, índice superior ao registrado no Brasil, que é de aproximadamente 42 casos por 100 mil mulheres.

Além disso, 53,3% dos diagnósticos no estado acontecem em estágio avançado, enquanto a média nacional é de 39,5%.

No HCan, Hospital de Câncer de Mato Grosso, essa realidade se reflete nos números.

Cerca de 400 mulheres realizam mamografias pelo SUS e, a cada dois dias, uma recebe o diagnóstico de câncer de mama.

O dado reforça o papel essencial da instituição na prevenção e no diagnóstico precoce, tema central da campanha Outubro Rosa, lançada no último dia seis de outubro.

Apenas no primeiro semestre de 2025, o HCan já registrou 174 novos diagnósticos de câncer de mama, além de 26 cirurgias de prótese mamária, mil 120 sessões de quimioterapia e 105 de radioterapia.

Os números representam mais da metade de todo o volume registrado em 2024, quando o hospital contabilizou 308 diagnósticos, 39 cirurgias de reconstrução mamária, mil 211 sessões de quimioterapia e 125 de radioterapia.

O diretor-presidente do Hospital de Câncer de Mato Grosso, Dr. Laudemi Moreira Nogueira, destacou que a procura por tratamento mamário é resultado direto das ações contínuas de prevenção e conscientização promovidas pela instituição.