| Botelho propõe cursos gratuitos para pais e responsáveis por pessoas autistas.mp3 |
Foto da manchete: ALMT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai analisar o Projeto de Lei 255 de 2022.
A proposta quer instituir cursos gratuitos de capacitação para familiares de portadores de Transtorno do Espectro Autista.
O projeto é do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho, que chama a atenção sobre a importância de levar informações sobre o tema à população.
Se a lei for aprovada, Mato Grosso vai passar a ofertar cursos nos hospitais e postos de saúde da rede pública, periodicamente, por equipes interdisciplinares das áreas de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Pedagogia e Serviço Social dos quadros da Secretária da Saúde do Estado de Mato Grosso.
Dessa forma, vai ajudar as famílias a lidar com a rotina dos autistas abordando sobre a importância do diagnóstico, terapias, manuseio, regularidade de estímulos, desenvolvimento do paciente e cuidados básicos para evitar acidentes.
Além disso, prevê campanhas educativas sobre a importância dos cursos oferecidos.
No projeto, Botelho explica a necessidade da nova lei para capacitar a família sobre a melhor forma de cuidar do ente querido portador de autismo.
Uma vez que, existem diversas intervenções recomendadas e muitos profissionais que podem compor a equipe multidisciplinar para contribuir à evolução do autista.