| Botelho diz que Governo do Estado vai adotar kit-covid para tratar pacientes com coronavírus no início dos sintomas.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, anunciou que o governador Mauro Mendes autorizou a compra de kit-covid para ser utilizado no novo protocolo de atendimento aos pacientes com coronavírus em Mato Grosso.
Segundo Botelho, a Secretaria Estadual de Saúde já articula a compra dos medicamentos que deverão ser usados para montar o kit.
O objetivo é oferecer o tratamento a pacientes que apresentem os primeiros sintomas da covid-19, para tentar reduzir o número de internações em UTIs, Unidades de Terapia Intensiva, e as mortes.
“Isso não saiu da minha cabeça, é sugestão de alguns médicos. Eles recomendam que se faça o tratamento imediato. Se tiver algum sintoma, já toma logo os medicamentos e isso pode diminuir muito as idas à UTI e a mortalidade. Todas as pessoas que receberam tratamento rápido não avançaram para os casos muito graves”, afirmou o presidente do parlamento.
A proposta prevê que o kit covid tenha alguns medicamentos como Azitromicina, Amoxicilina, Ivermectina, Hidroxicloroquina, ou o Annita e anticoagulantes. Os medicamentos devem ser utilizados apenas após indicação médica.
“O governador aceitou a minha indicação do kit-covid e determinou ao secretário de Saúde que procure os meios para adquirir os kits e disponibilizar para as prefeituras. Dessa forma, o Governo vai garantir que as pessoas com sintomas já recebam os medicamentos para tratamento no estágio inicial”, completou Botelho.
Por outro lado, a Secretaria Estadual de Saúde explicou que está avaliando a definição de um novo protocolo de atendimento aos primeiros sintomas da covid-19 no Estado, já que o procedimento em vigor é de que os pacientes deveriam procurar ajuda médica apenas quando sentissem dificuldade de respirar.