| Botelho apresenta projeto que define a política estadual de apoio à agricultura familiar.wav |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso deverá instituir a política estadual de apoio à agricultura familiar.
É o que prevê o Projeto de Lei, do primeiro secretário da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho, do DEM, apresentado esta semana, e que aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
De acordo com Botelho, a aprovação da proposta vai possibilitar que o setor receba apoio dos setores público e privado, desenvolvendo atividades sociais, fomentando a economia e a cultura e empreendimentos familiares rurais.
Além de capacitação, os pequenos produtores terão apoio técnico e operacional; estímulo à inclusão do estudo da agricultura familiar nas escolas, visando mudança de parâmetros de organização da produção e do consumo; informação sobre políticas públicas voltadas ao setor e captação de recursos.
Botelho lembra que o pequeno agricultor tem papel decisivo na cadeia produtiva abastecendo o mercado brasileiro, com 87% da mandioca, 70% do feijão, 59% da carne suína, 58% do leite, 50% das aves e 46% do milho, são alguns alimentos com forte produção oriunda da agricultura familiar.
Ao defender a aprovação do projeto, o parlamentar argumenta as dificuldades econômicas que o setor enfrenta em decorrência dos reflexos negativos provocados pela pandemia da covid-19.
Um deles foi acarretado pela suspensão das aulas presenciais, já que a maior parte da produção era adquirida pelos órgãos públicos para abastecer a merenda escolar.