| Bolsonaro responsabiliza estado por preço dos combustíveis e Mendes culpa Petrobrás.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Após visitar Mato Grosso, elogiar Mauro Mendes e dizer que é importante o trabalho em harmonia entre governo federal e governo estadual, Bolsonaro deu tapa na cara do governador mato-grossense.
Segundo o presidente, a culpa pelos altos preços dos combustíveis é dos estados. Bolsonaro afirma ter retirado impostos federais da gasolina, álcool e diesel, enquanto os governadores não aceitaram reduzir o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Nesse mesmo sentido, o deputado federal, Nelson Barbudo, defendeu o presidente. Segundo o parlamentar, Bolsonaro fez tudo o que podia ser feito.
Sonora: deputado Barbudo
Após a visita de Bolsonaro, que aconteceu na ultima quinta-feira, o Governo do Estado emitiu nota afirmando que o preço alto dos combustíveis não é responsabilidade do executivo estadual.
O governador Mauro Mendes disse que só em 2021, a Petrobrás aumentou o preço em mais de 50%. Mauro garantiu que, nos últimos 10 anos, não houve aumento do ICMS em Mato Grosso.
Sonora: Mauro Mendes
Mauro Mendes tenta há algum tempo uma aproximação com o presidente Jair Bolsonaro visando as eleições de 2022. A ideia é que Bolsonaro apoie Mendes na tentativa de reeleição para o governo, mas ao que tudo indica, essa não é a vontade de Bolsonaro.
Para pôr fim a dúvida quanto ao preço nas bombas, o economista Vivaldo Lopes falou ao site Sapicuá Rádio News. Para Vivaldo, se existe algum responsável pelos preços dos combustíveis, é a Petrobrás.
Sonora: Vivaldo Lopes
O economista concorda com o discurso do governador Mauro Mendes e afirma que o ICMS não é o culpado pelo preço nas bombas dos postos.
Sonora: Vivaldo Lopes