Bolsonaro anuncia que este ano não terá horário de verão. Fim definitivo da mudança nos relógios depende de estudo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que deve acabar com o horário de verão.

Segundo ele, o assunto já foi discutido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e deve ser anunciado em breve. A tendência é que a mudança nos relógios seja eliminada do calendário do País.

"Tomei a decisão que neste ano não teremos horário de verão", disse Bolsonaro. 

Já o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a pasta vai finalizar nos próximos dias os estudos sobre o tema.

O estudo será entregue ao presidente Bolsonaro, que decidirá em caráter definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no País.   

Segundo o ministro, a decisão sobre a manutenção ou não do horário de verão não leva em conta apenas dados econômicos, mas outros fatores como sobrecarga e picos de consumo, por exemplo. 

Este ano, a duração do horário especial foi mais curta do que nos anos anteriores: foi de 4 de novembro de 2018 a 16 de fevereiro.

Historicamente, esse período começa no terceiro domingo de outubro, mas seu início em 2018 foi adiado por conta do segundo turno das eleições, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para não atrapalhar a divulgação dos resultados das urnas.