Bispo de Rondonópolis-Guiratinga: Velório de Dom Juventino acontece na Catedral de Rondonópolis

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Morreu neste domingo o bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Juventino Kestering, por complicações pós-Covid.

De acordo com a cúria diocesana, o bispo começou a sentir os sintomas no dia 25 de fevereiro, logo depois testou positivo para a doença e permaneceu fazendo o tratamento em casa. Já no dia 11 de março, Dom Juventino se sentiu indisposto, com a saturação baixa e com febre, quando foi levado para o hospital e o médico infectologista optou por deixá-lo internado.

Com o quadro clínico agravado no sábado, o líder diocesano teve uma parada cardíaca e faleceu na manhã deste domingo.

O velório de Dom Juventino começou as oito e meia da noite do domingo na catedral diocesana Santa Cruz, em Rondonópolis, mantendo todas as medidas de biossegurança exigidas pelas autoridades de saúde, e vai até a uma e meia da tarde desta segunda-feira. A partir das duas horas da tarde, haverá a missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo de Cuiabá, Dom Milton dos Santos. A cerimônia será transmitida pela imprensa de Rondonópolis e pelas mídias sociais da diocese.

Foto: Mídias sociais Diocese

A missa será restrita a familiares, padres e freiras, além de algumas lideranças religiosas e autoridades civis, devido ao decreto estadual, que restringe o número de pessoas em locais fechados, para conter aglomerações e diminuir a propagação da Covid-19.

Ainda segundo nota emitida pela Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, os médicos afirmaram que o bispo já não estava mais infectado pelo Coronavírus e, por essa razão, o velório pode ser realizado, desde que siga as normas estabelecidas.

Nomeado em 19 de novembro de 1997, pelo Papa João Paulo Segundo, Juventino tomou posse como bispo de Rondonópolis no dia oito de março de 1998. Em 2021, no dia 19 de maio, o bispo completaria 75 anos, idade limite para o exercício das funções episcopais e se tornaria bispo emérito de Rondonópolis-Guiratinga.

A Arquidiocese de Cuiabá e a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, emitiram nota de pesar pelo falecimento de Dom Juventino. O núncio apostólico, que é o representante do papa no Brasil, comunicou ao Vaticano sobre o falecimento do bispo de Rondonópolis-Guiratinga.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.