BERÇO DAS ÁGUAS. Territórios do povo Rikbaktsa recebem oficinas de comunicação popular em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Cerca de 50 indígenas participaram de formações em comunicação popular nos três territórios do povo Rikbaktsa, que ficam na região noroeste de Mato Grosso.

Além dos jovens Rikbaktsa de cada território, as oficinas contaram com a participação de comunicadores da Rede Juruena Vivo, dentre eles jovens dos povos Manoki e Enawene Nawe. 

As formações, centradas no uso responsável e assertivo das redes sociais, foram conduzidas pelas comunicadoras Paula Amaral e Tainá Barral, da associação cultural Na Cuia.

A primeira oficina aconteceu na Terra Indígena Erikpatsa, na aldeia Primavera.

Na sequência, a aldeia Pé de Mutum, na Terra Indígena Japuíra, sediou a atividade.

E o ciclo formativo se encerrou na aldeia Babaçuzal, na Terra Indígena Escondido.

Cada oficina teve dois dias de duração. 

Como resultado da formação, os participantes colocaram em prática o aprendizado.

Divididos em grupos, produziram 10 vídeos curtos para publicações em suas próprias redes e nas páginas do  projeto Berço das Águas.

Durante a atividade prática, os participantes assumiram todas as etapas de produção de um vídeo. Fizeram pesquisa, roteiro, captação de imagens e áudio, legendagem e edição.

As oficinas de comunicação foram realizadas em conjunto com a Rede Juruena Vivo por meio do projeto Berço das Águas, executado pela OPAN, Operação Amazônia Nativa, em parceria com o povo Rikbaktsa e com patrocínio da Petrobras.