| Bastante debilitado, Dom Pedro Casaldáliga é transferido numa UTI aérea para São Paulo.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, que estava internado em um hospital da cidade com insuficiência respiratória, foi transferido nesta terça-feira, para Batatais, município no interior de São Paulo, onde vai seguir o tratamento.
Com estado de saúde delicado, Dom Pedro foi transferido numa UTI aérea, Unidade de Tratamento Intensivo.
Bastante debilitado por causa dos seus 92 anos e a doença de Parkinson, Casaldáliga convive com problemas respiratórios desde que foi acometido por uma tuberculose há alguns anos.
Ele estava internado desde domingo, no hospital de São Félix do Araguaia. Uma transferência para o hospital em Barra do Garças ou até mesmo para a Cuiabá foi descartada pelos médicos, já que ele poderia não resistir.
Fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário, dom Pedro ficou conhecido internacionalmente pela luta em defesa dos povos indígenas, ameaçados pela violência dos conflitos agrários e pela expansão dos latifúndios na região do Araguaia, durante o regime militar.
Pedro, como gosta de ser chamado, foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia em abril de 1970.