Bandeira vermelha aumenta a conta de energia e Procon sugere economizar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Guilherme Alves

Voz: Vinícius Antônio

No mês de maio, foi divulgado o reajuste das bandeiras tarifárias da energia no país, devido ao déficit hídrico do ano passado. Então, desde junho de 2019, os valores sofreram um aumento: de um real para 1,50 na bandeira amarela; e subida de mais um real no patamar 1 e 2 da bandeira vermelha.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, existe uma tendência de redução nos níveis de água dos principais reservatórios, sendo necessário o aumento no uso das usinas hidrelétricas.

Sendo assim, é recomendado economizar nesses meses de seca e o Procon separou uma série de dicas para a população.

No chuveiro, utilizar o modo inverno apenas quando extremamente necessário, sendo um dos eletrodomésticos que mais gasta, utiliza-lo no modo “desligado”, que não consome energia.

Quanto ao ar condicionado, apesar do calor ao longo do dia, durante a noite temos a queda na temperatura que pode ser aproveitada, utilizando a função timer para desligar o aparelho automaticamente após o resfriamento do ambiente.

Já a geladeira, procurar não manter a porta aberta sem necessidade, regulando sempre a potencia de acordo com o manual de instruções.

Antes de sair de casa, não esqueça de conferir se as lâmpadas e ventiladores estão desligados.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.