Balanço parcial do Impostômetro mostra que os mato-grossenses pagaram quase 30 bilhões de reais em tributos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio

Os cofres públicos do Estado de Mato Grosso arrecadaram cerca de 29 bilhões 955 milhões de reais de primeiro de janeiro a 22 de novembro de 2019, segundo o Impostômetro da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso. 

No ano passado no mesmo período, Mato Grosso havia arrecadado pouco mais de 28 bilhões de reais, ou seja, em 2019 houve um aumento na arrecadação de um bilhão 672 milhões de reais. 

Já no Brasil, o Impostômetro revela que os brasileiros, desde o primeiro dia do ano até a última sexta-feira, pagaram em média 22 trilhões e 210 bilhões de reais em impostos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 102 bilhões de reais aos cofres públicos.

O valor pago ao Governo Federal, Estadual e Municipal custa aos contribuintes 33%, em média, de impostos sobre tudo o que é consumido.

Além do cálculo monetário, o cidadão deve trabalhar cerca de 153 dias ao ano somente para pagar impostos, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

O Impostômetro considera todos os valores arrecadados pelas três esferas de governo a título de tributos: impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.